História

No mercado há mais de 35 anos, o passado, o presente e o futuro da BRAGALUX são norteados pelo inegociável compromisso com a qualidade de execução, com a competência técnica e com o valor que acrescenta ao serviço prestado aos seus Clientes.

Em cada etapa procuramos exceder as expetativas dos nossos Clientes, fortalecendo as relações de negócio.

1980 Fundação da empresa, então designada Rodrigues & Vieira, Lda.

1986 Entrada no setor da eletrificação rural e da remodelação e execução de infraestruturas elétricas públicas e privadas. É neste ano que são firmados os primeiros contratos anuais com serviços e empresas públicas e realizadas as primeiras redes de distribuição de energia elétrica aéreas e subterrâneas.

1987 A denominação da empresa foi alterada para BRAGALUX - Montagens Eléctricas, Lda. Cresce a implantação geográfica da BRAGALUX ao nível dos Centros de Distribuição de Guimarães, Penafiel, Maia, Matosinhos, S. João da Madeira, Vila Real, Viana do Castelo para além dos de Bragança, Aveiro e Porto.
Torna-se cada vez mais preponderante o trabalho desenvolvido pela Electricidade de Portugal, E.P. através da execução de classes de obras como:
- Construção e Manutenção de Linhas Subterrâneas de MT e BT;
- Construção e Manutenção de Linhas Aéreas de BT;
- Construção e Manutenção de Postos de Transformação MT/BT;
- Construção e Manutenção de Chegadas Aéreas e Subterrâneas de BT;
- Contagem em BT;
- Iluminação Pública;
- Teleserviços.

Para além destas classes de obras foi-se alargada a capacidade de resposta ao nível dos setores privado e público:
- Instalações Interiores (Escolas, Habitações, Hotéis...);
- Instalações Industriais (Potência, Sinalização e Controlo);
- Mini-Hídricas;
- Grupos Geradores;
- Gestão de Energia.

1990 É inaugurado o novo Estaleiro e Instalações Oficinais em Braga, e ainda dois Armazéns de Apoio no Porto e Mirandela.

1993 É realizada a primeira ação de formação para os trabalhadores, em França (EDF - Electricité de France - École de Métiers de Saint Tulle) no âmbito dos Trabalhos em Tensão (Baixa Tensão Aérea e Subterrânea e Limpeza de Postos de Transformação MT/BT). Neste mesmo ano é inaugurado o Parque de Formação em Braga e são ainda qualificados pela Direção de Tecnologia e Aprovisionamento, órgão de homologação da EDP - Electricidade de Portugal, S.A., as primeiras equipas para a realização de Trabalhos em Tensão.

1994 Promove-se a formação de mais trabalhadores, ao nível dos Trabalhos em Tensão no Parque de Redes do Alto de S. João da EDP (Coimbra) e no Parque de Formação do Ouro da E.N., SA (antiga EDP - D.O.D.N.). São constituídas as primeiras equipas, para a construção e manutenção de Linhas Aéreas de Média Tensão.

1996 Realiza-se a primeira ligação contratual com a EN - Electricidade do Norte, SA, para o desenvolvimento de Linhas Aéreas de Média Tensão. Inicia-se também a primeira ligação contratual com a CENEL - Electricidade do Centro, S.A.

1997 Implementação do Sistema de Garantia da Qualidade tendo em vista a Certificação da Empresa com base na norma NP EN ISO 9002:1995.

1998 A BRAGALUX tem o seu Sistema de Garantia da Qualidade certificado pela APCER.

2002-2007 Faz parte de dois consórcios, cada um com um contrato de empreitada contínua com a EDP Distribuição no distrito do Porto.

2007-2010 Contrato de empreitada contínua com a EDP Distribuição nas áreas do Porto e Norte.

2010-2015 Contrato de empreitada contínua com a EDP Distribuição nas áreas operacionais de Bragança, Maia e Aveiro.

2015-2021 Contrato de empreitada contínua com a EDP Distribuição nas áreas operacionais da Maia, Santa Maria da Feira e Aveiro. 

2016 Passam a fazer parte dos nossos serviços, os trabalhos de AVAC e Hidráulica.

Sede
BRAGA

Tv. Pitancinhos, 28
4700-007 Palmeira

T. 253 208 690
F. 253 619 431
E. bragalux@bragalux.pt

Inst. Tec. Comerciais
BRAGA

Rua de Pitancinhos, 67
4700-706 Palmeira

T. 253 607 360
F. 253 607 362
E. bragalux@bragalux.pt